terça-feira, 13 de abril de 2010

Moeda


Moeda é o meio através do qual são efectuadas as transacções monetárias. É todo o activo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.


As Funções da Moeda são:

Meio de pagamento ou instrumento de troca

Sendo aceite obrigatoriamente por todos os membros de uma comunidade, a moeda permite adquirir qualquer bem ou serviço, bem como liquidar qualquer dívida.

Unidade de conta ou medida de valor

A moeda simplifica as trocas pois expressa o valor dos bens e serviços, permitindo a sua comparação numa mesma unidade de medida. O escudo era em Portugal a unidade de medida que permitia situar o valor dos bens em relação uns aos outros até 2002, hoje denomina-se Euro.

Instrumento de reserva de valor

É possível guardar moeda, ou seja poupar, para adquirir bens ou serviços no futuro, podendo ser utilizada em qualquer momento. De facto, é a elevada liquidez da moeda, isto é a capacidade de ser convertida imediatamente em meio de pagamento, que leva as pessoas, por motivos diversos, a guardarem moeda (preferência pela liquidez).

Podemos agora entender mais correctamente a noção de moeda, através da análise das suas funções, considerando que se trata de moeda quando desempenha cada uma das funções referidas.


(fontes: http://economiax.blogspot.com/, Doc. de apoio nº 3)

Sem comentários:

Enviar um comentário