quarta-feira, 24 de março de 2010

Mercados de Concorrência Perfeita

O mercado de concorrência perfeita se caracteriza pela existência de um elevado número de vendedores e compradores, não tendo qualquer deles capacidades de fixação do preço.



Mas. para que possamos considerar um mercado como de concorrência pura perfeita é necessário que se verifiquem todas as seguintes condições:
  • Atomicidade do mercado. A existência de um número elevado de compradores e vendedores faz com que nenhum deles tenha capacidade na fixação do preço;
  • Homogeneidade do produto. Apresentando o produto características semelhantes o comprador pode estabelecer comparações a realizar a sua escolha;
  • Transparência do mercado, pois todos os agentes do mercado têm acesso livre a toda a informação;
  • Mobilidade dos factores, dado que o todo o momento é possível entrar ou sair do mercado ou mudar de ramo de actividade sem que existam demasiados entraves.


Analisando os mercados concretos (ou reais) verificamos que muito raramente se encontram mercados de concorrência pura e perfeita pois:

  • Os produtos nem sempre são homogéneos;
  • A informação não circula de forma transparente;
  • As empresas apresentam, por vezes, dimensões diferenciadas;
  • O Estado impõe certos entraves.

Sem comentários:

Enviar um comentário